Confederação vai integrar três grupos de trabalho do G20, que tem pela primeira vez o Brasil como presidente do grupo composto pelas maiores economias do mundo
Nos dias 11 e 12 de julho, representantes da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) nos conselhos nacionais participaram do Fórum Interconselhos 2024. O objetivo do encontro foi elaborar recomendações ao colegiado e conselhos nacionais sobre temáticas do G20 Social, Monitoramento do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027 e Plano Clima.
Organizado pela Secretaria-Geral da Presidência da República, o fórum foi criado em 2011, com a missão de reunir periodicamente representantes dos diversos conselhos nacionais e entidades representativas da sociedade civil para colaborar na elaboração e monitoramento dos PPAs.
Durante o evento, foram apresentados os resultados dos Grupos de Trabalho e discutidas melhorias para a construção de agendas para o G20 Social, Plano Clima Participativo e aprimoramentos do monitoramento do PPA.
Estiveram presentes Ana Paula S. Bahmad, do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da CNC, representante nas câmaras temáticas do Conselho Nacional de Turismo; Priscila Oliveira, do Departamento Nacional do Sesc, representante na Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento (CNODS); Bernadeth Macedo Vieira, engenheira de Segurança do Trabalho, representante na Comissão Tripartite Paritária Permanente (CTPP); e a engenheira florestal Renata Avila, analista de Representações em Meio Ambiente, oferecendo suporte técnico da Assessoria de Gestão das Representações (AGR) da CNC.
CNC no G20
A Confederação vai integrar três grupos de trabalho do G20, que tem pela primeira vez o Brasil como presidente do grupo composto pelas maiores economias do mundo. Além de fazer parte de 3 grupos de trabalho do G20 social, a CNC está na relatoria do Comunniquè do Eixo Ambiental da Startup20.
Com ministros da Economia e presidentes dos Bancos Centrais de 19 países e de dois órgãos regionais, a União Europeia e a União Africana, anualmente, os Estados-membros do G-20 se encontram para discutir iniciativas econômicas, políticas e sociais.
A CNC vai fazer parte da agenda internacional social, que conta com participação da sociedade civil organizada de cada país para debater temas de interesse dos integrantes do G20 Social.
Economia global
As nações que compõem o G20 representam cerca de 85% de toda a economia global, mais de 75% do comércio mundial e cerca de dois terços da população mundial.
Como presidente do grupo, o Brasil vai pautar temas sociais, ambientais e a reforma das organizações multilaterais, como a Organização das Nações Unidas (ONU).
Os assuntos que serão priorizados pelo governo federal nas discussões do G20 são a inclusão social e o combate à fome; a transição energética e o desenvolvimento sustentável; a reforma das instituições de governança global e organizações multilaterais.