Nesta segunda-feira (22), a Diretora Técnica da Prevance, Bernadeth Macedo, representou a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – CNC no encontro do Grupo de Especialistas G20 OSH NETWORK, em Fortaleza-CE.
A representante da CNC, participou dos debates do G20 sobre o tema Estresse Térmico no Trabalho, no âmbito do Grupo de Trabalho e Emprego do G20.
O evento foi promovido pela Rede OSH (Occupational Safety and Health), estabelecida pela Organização Internacional do Trabalho (OIT). O foco dos especialistas que se reuniram em Fortaleza esteve em discutir estratégias para mitigar os efeitos do calor extremo na saúde dos trabalhadores.
Países membros como Canadá, Japão, Estados Unidos, Arábia Saudita, Singapura, Turquia e Alemanha apresentaram suas experiências e estudos realizados sobre o estresse térmico no trabalho. Entretanto, o Brasil está muito à frente nos debates e possui medidas efetivas, bem como parâmetros técnicos e legais específicos, a exemplo do Anexo da NR 9 dedicado às medidas de prevenção ao Calor, as quais devem ser adotadas pela organização, a fim de evitar que a exposição ocupacional cause efeitos adversos à saúde do trabalhador.
O encontro foi finalizado com o lançamento de uma chamada à ação em relação ao tema. A chamada pelos direitos dos trabalhadores sobre estresse térmico foi realizada pela Parceria pelos Direitos dos Trabalhadores, entre Brasil-Estados Unidos. A Parceria, junto à OIT, trabalhará em uma campanha com foco no diálogo social, pesquisa, conscientização e cooperação internacional para lidar com o estresse térmico no local de trabalho em âmbito setorial, nacional e internacional. As representações dos demais países receberam a campanha com entusiasmo.